Lana Bittencourt is a Brazilian singer that started her career in 1954 and is still active and performing. Lana is known as "A Internacional" - The International - since she could easily sing in several languages. This is her 1958 LP, Lana em MusicalScope. If anyone known what is a "Musicalscope", please tell me!
Musicalscope is probably a reference to the tracklist, which is composed by Brazilian songs and compositions in English and French, as follows:
01 - Alem (Edison Borges - Sidney Morais)
02 - With all my Heart (De Angelis - Marcucci)
03 - Ciúme (Renato de Oliveira - Fernando César)
04 - La vie en samba (Denis Brean - Blota Jr.)
05 - (Pinchi - Gieltz - Feliz)
06 - Alone - Why must I be alone (Craft)
07 - Se alguém telefonar (Alcyr Pires Vermelho - Jair Amorim)
08 - Summertime (Heyward - Gershwin)
09 - Gracas a Deus (Fernando Cesar)
10 - Himme a l'amour (E. Piaf - M. Monnot)
11 - Conselho (O. Guilherme - Denis Brean)
12 - Little Darlin' (M. Williams)
Zeca, acho que MusicalScope nada significa exceto uma "apropriação" da última tecnologia, então, do cinema, o CinemaScope. Cinema era um lance fundamental na vida das pessoas. Elas iam 3 vezes por semana ao cinema, e recomendavam filme assim: "Vá ver o filme de Victor Mature, é em Cinemascope!". Repare que atrás de Lana tem uma "tela".
ReplyDeleteAtenção para a versão de "Little Darlin'", superior ao hit dos Diamonds!
Refer,
ReplyDeleteEntão foi o que eu imaginava mesmo. O CinemaScope era demais, lembrei agora do logo do CinemaScope e é exatamente o estilo do MusicalScope da Sylvia, cantos quadrados e maiores com o topo e fundo concavos. Veja http://tinyurl.com/zy29v
Mas enfim, diz para gente, gostou da Lana nesse disco?
zecalouro
Zeca,
ReplyDeleteNa verdade, eu já conhecia esse disco. Para meu gosto pessoal, acho Lana muito "over", demais dramática e exagerada. É o tipo de cantora capaz de cantar "O Pato" como se fora um samba-exaltação de David Násser. Mesmo assim, canta muito. Com repertório adequado não tem pra ninguém" Em '63 ela gravou "I Will Follow Him" e arrasou as versões gringas (Petula Clark, Little Peggy March, todas) da mesma música. Lana gostava de cantar músicas de Denis Brean (pronuncia-se como se escreve 'bre-am') um compositor de S.Paulo muito bom, porém marginalizado pelo 'grand monde' musical carioca.
O 78 rpm com o single "Little Darlin'" foi o disco mais vendido e executado nas rádios brasileiras em 1958.
ReplyDeleteCreio que além da referência óbvia em relação à fotografia em CinemaScope, o título do álbum também se refere a variedade de rítmos e línguas nas quais a cantora interpreta no disco. Procure o significado da palavra escopo no dicionário.
Parabéns pelo fantástico blog.
Charles Sobrinho,
ReplyDeleteMuito obrigado por nos prestigiar com o seu conhecimento aqui no Loronix.
Fique à vontade e participe também do Forum, nosso ponto de encontro.
Grande Abraço, zecalouro
O primeiro filme em CinemaScope - aquele da tela bem longa, maravilhoso, na época - cujo nome não me lembro, foi um farwest, que temina com a seguinte frase, dita pelo "mocinho":
ReplyDelete-Se o mundo fosse feito de ouro, os homens lutariam por um pedaço de terra!