This is Quarteto 004 - Retrato em Branco e Preto (1968), for Codil Ritmos, the first and only LP released by this truly amazing vocal group, strongly influenced by Antonio Carlos Jobim, in charge of arrangements on tracks 01, 02, 03 and 07, being also a performer on others. This update includes the back cover scans with liner notes written by Antonio Carlos Jobim that says he is the fifth element of the group, so strong he participates on this session. Retrato em Branco e preto also features Eumir Deodato, Ugo Marotta, Waltel Branco and Edino Krieger. This is an album that you cannot miss. Tracks include:
Personnel
QUARTETO 004
Luiz Roberto
Joao Felipe
Athayde
Luiz Carlos
Antonio Carlos Jobim
(arrangements and participation on tracks 01, 02, 03 and 07)
Eumir Deodato
(arrangements on 03 and 06)
Ugo Marotta
(arrangements on 04, 05 and 11)
Edino Krieger
(arrangements on 06)
Waltel Branco
(conduction on 06)
As Meninas
(participation on 06)
QUARTETO 004
Luiz Roberto
Joao Felipe
Athayde
Luiz Carlos
Antonio Carlos Jobim
(arrangements and participation on tracks 01, 02, 03 and 07)
Eumir Deodato
(arrangements on 03 and 06)
Ugo Marotta
(arrangements on 04, 05 and 11)
Edino Krieger
(arrangements on 06)
Waltel Branco
(conduction on 06)
As Meninas
(participation on 06)
Track List
01 - Retrato Em Branco e Preto (Tom Jobim / Chico Buarque)
02 - Bom Tempo (Chico Buarque)
03 - Canção do Encontro (Luis Bonfá / Maria Helena Toledo)
04 - É Tarde (Hugo Marotta / Vica Giffoni)
05 - Viagem (Marcos Valle / Ronaldo Bastos)
06 - Fuga e Antifuga (Edino Krieger / Vinicius de Moraes)
07 - Vou Te Contar (Tom Jobim)
08 - Samba do Perdão (Baden Powell / Paulinho Pinheiro)
09 - Saudade Demais (Arthur Verocai / Paulinho Tapajós)
10 - Feitio de Oração (Noel Rosa / Vadico)
11 - Moça (Luis Roberto / Vinicius de Moraes)
12 - Quem Diz Sabe (João Donato / Dora Valle)
Detalhe sensacional desse disco é a contra capa escrita pelo Grande Maestro !!
ReplyDeleteJoaoBeltrao,
ReplyDeleteComo vai?
O Maestro e o 004 tinham uma parceria afinada. Esse LP foi uma grande surpresa de um conjunto da Bossa Nova que eu não conhecia.
Abraços,zecalouro
Quando Jobim diz sentir-se como uma 5a voz não é uma "joke". De fato, o compositor fez a 4a voz e Luiz Carlos passou para uma 5a. Assim, pelo menos no "Wave" (Vou te contar), temos um quinteto em lugar do quarteto. Quem escreve estas linhas acompanhou quase toda a elaboração do Lp "Retrato em branco e preto", inclusive os ensaios na casa do maestro. Se desejada confirmação do fato, pode ser feita com João Felipe, integrante do quarteto, no endereço: jfandrade59@msn.com
ReplyDeleteMarco Antonio Bompet
Prezado Marco Antonio,
ReplyDeleteObrigado pelas informações.
Considere que as informações do post foram retiradas de fontes disponíveis. Não é necessária a confirmação do fato, gostaria apenas de estar disponível em meu email zecalouro@gmail.com, caso seja necessária qualquer outra informação ou somente para conversarmos sobre esse excelente disco.
Grato,
zeca
Na qualidade de integrante do extinto Quarteto 004,gostaria de retificar a nota do amigo Bompet.
ReplyDeleteO maestro Antonio Carlos Jobim participou como vocalista(005) não só em Vou te contar(Wave)como nas faixas Retrato em Branco em Preto e Bom Tempo, acrescentando seu extraordinário talento ao nosso modesto trabalho.Além disso, em Compacto Simples, que lançamos em separado, juntou-se a nós em Lapinha de Baden e P.C.Pinheiro.
Tempo bom!
Esse disco é muito bom e merece um upgrade em FLAC e com a contra-capa. Talvez o "anonymous" integrante do Quarteto 004 (Luis Roberto, João Felipe, Athayde ou Luis Carlos?) pudesse disponibilizar um exemplar em melhor estado. Um muito obrigado antecipado.
ReplyDeleteEm 1968, o maestro faturava a copa do festival da Canção da Globo com Sabiá, onde tive o prazer de participar defendendo uma canção de Jair Amorim e Evaldo Gouvêa-Filho de Yemanjá; integrava um quarteto vocal(Opus 4) que foi partícipe do movimento inicial da Bossa Nova quando em suas raízes amadorísticas;saudades do tempo mais marcante da música popular brasileira.
ReplyDeleteZeca,
ReplyDeleteObrigado pelo upgrade.
Mas, acho que houve um problema na transferência/digitalização desse LP. O som dos flacs está "achatado", sem relevo. A versão disponível anteriormente em mp3 no Loronix tinha "mais graves, mais agudos, mais volume, mais tudo" (pra usar uma frase famosa). Pena, pois o LP do Jorge Mello parece melhor conservado que o do post anterior em mp3. Abraços. AdHoc
Uma das surpresas deste maravilhoso disco é a Canção do Encontro, autoria de Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo. Esta música é mais conhecida como The Gentle Rain, merecendo inúmeras gravações principalmente no exterior. Esta e Manhã de Carnaval são, na minha opinião, as peças mais inspiradas de Bonfá.
ReplyDeleteAdhoc,
ReplyDeleteEstou "dando um pulo" até a Modern Sound e volto para resolver o problema, acredito que estamos precisando de um upgrade de agulha. Vamos atualizar o mais breve possível.
Estranho notar que eu não percebi isso.
Jorge Mello,
Esse disco é mesmo sensacional, e é uma pena que o Quarteto 004 tenha tido uma vida tão curta.
Abraços, zeca
Na faixa "Diz que sabe" (aka "Quem diz que sabe")consta como letrista uma nada habitual Dora Valle. Já em meados dos anos 1990, no cd de Lisa Ono dedicado JD, a letra aparece creditada a Paulo Sérgio Valle. Se for dele mesmo, falta apenas saber o porquê do pseudônimo. Em tempo: essa canção concorreu em um dos festivais da época, e talvez se encontre aí uma pista.
ReplyDeleteKléssius Leão
A millionth thanks,this kind of vocalwork is priceless!
ReplyDeletethank you soo much, big love!
ReplyDeleteAlegria!!! Pude ouvir o Quarteto 004 de novo, após muitos anos. Ouvi Descomunal, um show que não assisti. D+ voltar a 68 musical.
ReplyDeleteMas havia um compacto do 004, não lembro se simples ou duplo, com os 4 na capa. Tambem adoraria ouvir de novo. É anterior ao LP. Dá para conseguir? Obrigada.
Vanda