Hello, good evening! Waltel Branco is one of the most important Brazilian musicians. And this is not my hypothesis; it is consensus among experts, researchers and specialized journalists. If you search Loronix for Waltel Branco, will be very easy to understand what I’m saying. Waltel Branco was the arranger of essential albums such like Joao Gilberto – Chega de Saudade (1958) and Mancini Tambem e Samba. I want to thank Jorge Mello for another fantastic contribution to Loronix. Let’s see.
This is Waltel Branco - Recital (1976), for Som Livre, featuring a repertoire that blends Classical and Popular music, with Waltel Branco compositions and adaptations. I found good information about Waltel Branco and I want to make something different showing a Luis Nassif writing from his Luis Nassif Online, one of the most important blogs in Brazil and recently awarded as the best Brazilian politics blog by Premio iBest. Congratulations Luis Nassif and thanks for writing this wonderful article about Waltel Branco. Tracks are included below Luis Nassif writing.
UM MÚSICO EXTRAORDINÁRIO (Luis Nassif)
Waltel Branco é o derradeiro integrante de uma seleção brasileira de maestros, contratados da Rede Globo, que tinha em Radamés Gnatalli o Pelé. Quando se decidir a divulgar Waltel, é possível que se descubra um dos mais célebres músicos anônimos do país.
Waltel nasceu em Paranaguá em 22 de novembro de 1929. Seu primeiro professor foi o pai Ismael Helmuth Scholtz Branco, saxofonista e clarinetista. Quando o conheci, me passou a nítida impressão de ser mulato. Na foto do livro (A Desconstrução da Música na Cultura Paranaense de Manoel de Souza Neto), parece mulato. Mas é neto de alemães legítimos.
Uma gravação com o acordeonista italiano Cláudio Todisco, nos estúdios da Odeon, permitiu-lhe conhecer o maestro Radamés Gnatalli. Não levou muito tempo para ser convocado para tocar com o mestre. Depois, passou a ter aulas de regência com dois outros maestros históricos, Alceu Bocchino e Mário Tavares. Conseguiu ser o maestro que ensaiou a orquestra nos concertos de Stranvinsky no Rio de Janeiro.
Aos 20 anos, rumou para Illinois, EUA, atrás de aulas com o guitarrista Sal Salvador, que tocava com Nat King Cole. Dava aulas de violão clássico para sustentar o aprendizado de jazz.
Chegou a tocar em um trio com Nat King Cole, além de ter produzido o disco de seu irmão Fred Cole e, mais tarde, o de Natalie Cole, filha de Nat.
Depois, participou de um trio com o baterista Chico Hamilton. Nesse período, conheceu Peggy Lee, cantora que se casou com o maestro Quincy Jones. Waltel se casou com a irmã de Peggy, Lede Saint-Clair Branco, tornando-se, por força do casamento, co-cunhado de Quincy Jones. Com ele tocou muito jazz e música clássica e conheceu o maestro Henry Mancini.
Na época, Mancini promovera uma revolução nos direitos autorais. Até então, os direitos eram todos dos estúdios. Quando sobreveio a crise dos estúdios, aceitou fazer trilhas sonoras para a nova produção, com a condição de ser o titular dos direitos. Estourou na primeira trilha, para o seriado de TV "Peter Gunn". Ao lado de outros pioneiros, como o argentino Lallo Schiffrin, montou um escritório para atender à nova demanda. Assim que ouviu nosso Waltel tocar, contratou-o. E foi nessa condição que Waltel tornou-se o arranjador de uma das mais famosas trilhas sonoras da história do cinema, do filme "A Pantera Cor de Rosa".
De volta ao Rio, Waltel pegou o início da bossa nova. Fez todos os arranjos do "Chega de Saudades", de João Gilberto, seguindo o método peculiar do violonista. João Gilberto o chamava, mostrava a harmonia que desenvolvera ao violão, e Waltel a seguia para o arranjo, como se cada instrumento seguisse uma corda. Depois gravou dois discos solos, "Guitarra em Chamas 1 e 2", tendo como acompanhador o violão de Baden Powell.
Em 1963, nos EUA, conheceu o jornalista Roberto Marinho, que o convidou a ser crítico musical do jornal "O Globo". Quando foi constituída a TV Globo, Waltel foi contratado, indo compor um time de primeiríssima, com Radamés, Guerra Peixe e Guio de Moraes. Compôs e dirigiu as trilhas sonoras, entre outras, de "O Bem Amado", "Roque Santeiro" e "Morte e Vida Severina".
Tempos depois, o chileno Zamacois, que ele conhecera em seus tempos no seminário de Curitiba, convidou-o a ir para a Espanha. Lá, estudou mais harmonia e técnicas de violão, venceu o concurso da Rádio Difusora Francesa e, como prêmio, ganhou uma bolsa para estudar com Andrés Segóvia, o maior violonista clássico do século. Fã de Segóvia, que tocava desde criança, Waltel se lembrava de peças das quais o próprio mestre se esquecera. Em vez de aulas, passou a tocar junto com Segovia.
Tempos atrás, seu amigo Fidel Castro ficou chateado com o "Buena Vista Social Club" de Win Winders, por suas distorções musicais, e incumbiu o maestro Leo Brower (adido cultural da diplomacia cubana e o compositor para violão clássico mais prestigiado da atualidade) de providenciar uma nova versão, mais autêntica. Quem Brower convoca para a empreitada? Entre outros, Waltel Branco.
01 - Bachiana Nº 5 (Villa-Lobos)
02 - Ponteio (Waltel Branco)
03 - Brasil (Waltel Branco) Andante / Moderato / Presto
04 - Argamassa (Waltel Branco)
05 - Estudo Nº 1 (Francisco Tárrega) adapt. Waltel Branco
06 - Dolor (Francisco Tárrega) adapt. Waltel Branco
07 - Siciliana (Maria Thereza Paradis) adapt. Waltel Branco
08 - Diferenca sobre Guarda-me las Vacas (Luiz de Navais)
09 - Estudo Nº 2 (Radamés Gnattali)
10 - Ballet (Gluck) adapt. Waltel Branco
11 - Minueto (Johann Sebastian Bach) adapt. Waltel Branco
12 - Prelúdio Nº 13 (Johann Sebastian Bach) adapt. Waltel Branco
13 - Romance do Pescador (Manuel de Falla) adapt. Waltel Branco
Wednesday, June 18, 2008
Monday, June 16, 2008
Elizeth Cardoso - Grandes Momentos com Elizeth Cardoso (1962)
It is surprising that we still have Elizeth Cardoso albums not yet shown at Loronix and also out of print. This album was kept on “waiting position” for a long time; I thought it was only a compilation of her best songs released in the 78 RPM format. I decided to compare these recordings with their respective 78rpm releases and could easily understand that Grandes Momentos com Elizeth Cardoso is a career album with new recordings of her major success in 78s. Once again, Elizeth Cardoso delivers a lovely record featuring the artistic direction of Moacyr Silva, who also puts his tenor sax to play. When Elizeth Cardoso and Moacyr Silva work together it is a failure proof mission. Let’s see.
This is Elizeth Cardoso – Grandes Momentos com Elizeth Cardoso (1962), for Copacabana, featuring new recording of very old Elizeth Cardoso cuts. I think you will feel uncomfortable as I was reading “ELIZETE” instead of “ELIZETH” as we are used. This is not an error; Elizeth Cardoso only adopted the “TH” in 1966. Copacabana did not credit musicians in this session. Tracks include:
01 - Canção de Amor (Chocolate / Elano de Paula)
02 - Caixa Postal Zero Zero (Oscar Bellandi / Luis de França)
03 - Subúrbio (Luis Antônio)
04 - O Amor É Uma Canção (José Maria de Abreu / Jair Amorim)
05 - Se Eu Pudesse (José Maria de Abreu / Jair Amorim)
06 - Dá-me Tuas Mãos (Erasmo Silva / Jorge de Castro)
07 - Graças a Deus (Carioca)
08 - Nunca É Tarde (João Pinto)
09 - Venho de Longe (Dermeval Fonseca / Alberto Ribeiro)
10 - Seresteiro (Zé Keti / Renato Lima / Tufic Lauar)
This is Elizeth Cardoso – Grandes Momentos com Elizeth Cardoso (1962), for Copacabana, featuring new recording of very old Elizeth Cardoso cuts. I think you will feel uncomfortable as I was reading “ELIZETE” instead of “ELIZETH” as we are used. This is not an error; Elizeth Cardoso only adopted the “TH” in 1966. Copacabana did not credit musicians in this session. Tracks include:
01 - Canção de Amor (Chocolate / Elano de Paula)
02 - Caixa Postal Zero Zero (Oscar Bellandi / Luis de França)
03 - Subúrbio (Luis Antônio)
04 - O Amor É Uma Canção (José Maria de Abreu / Jair Amorim)
05 - Se Eu Pudesse (José Maria de Abreu / Jair Amorim)
06 - Dá-me Tuas Mãos (Erasmo Silva / Jorge de Castro)
07 - Graças a Deus (Carioca)
08 - Nunca É Tarde (João Pinto)
09 - Venho de Longe (Dermeval Fonseca / Alberto Ribeiro)
10 - Seresteiro (Zé Keti / Renato Lima / Tufic Lauar)
Sunday, June 15, 2008
Music Video | Astrud Gilberto @ Bossa-Filmes
Hello, good evening! This is to announce a new website, Bossa-Filmes, subsidiary of the essential Bossa-Brasileira, owned and maintained by a veteran blogger, Thiago Mello. Bossa-Filmes is a surprising Brazilian music video collection featuring several rare clips from the artists we like most. There you can find an awesome video with Maestro Heitor Villa Lobos playing violao, Maestro Radames Gnattali playing piano and the sweet Astrud Gilberto performing on an Italian TV, among many others films to keep you busy for the rest of the year.
Bossa-Filmes is http://bossa-filmes.blogspot.com
Hope uEnjoy!
Bossa-Filmes is http://bossa-filmes.blogspot.com
Hope uEnjoy!
Jamelão
Jamelao, one of the most important Samba interpreters in Brazil has died today, was 95. Jamelao was the lead singer of the legendary Samba Scholl Estacao Primeira de Mangueira, and also very active on recordings, releasing more than 200 albums, starting in 1949 until his last release in 2002.
This is Loronix tribute to Jamelao - Ela Disse-me Assim (1959), a compilation released by Continental with selected tunes taken from selected 78rpm records. Loronix Preview Center features 09 - Ha Sempre um que Fica (Alcebiades Nogueira / Jamelao), recorded in 1959 with Jamelao backed by Maestro Severino Araujo e Sua Orquestra Tabajara.
This is Loronix tribute to Jamelao - Ela Disse-me Assim (1959), a compilation released by Continental with selected tunes taken from selected 78rpm records. Loronix Preview Center features 09 - Ha Sempre um que Fica (Alcebiades Nogueira / Jamelao), recorded in 1959 with Jamelao backed by Maestro Severino Araujo e Sua Orquestra Tabajara.
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