Saturday, May 31, 2008

Nara Leao - Meu Primeiro Amor (1975)

Hello, good evening! There are confusing week and others that are dominated by stagnation and calm, and this one was really confusing. Additionally, it is raining in Rio de Janeiro and the weather starts getting cold. I came home with an idea in mind to listen this Nara Leao album, which is one that I never had the chance to hear before. A first and single listen is not enough to guarantee, but I think we have hear a very solid listen. Meu Primeiro Amor was recorded just before the acclaimed Bossa Nova album Dez Anos Depois, considered by many one of the best Nara Leao releases and both are completely different from each other. Let's see.

This is Nara Leao - Meu Primeiro Amor (1975), for Philips, featuring Nara Leao performing an unusual repertoire made of folklore and child songs, which is something that Nara Leao defines very well at Meu Primeiro Amor back cover, reproduced here and also available inside the music, great and sweet music that you cannot miss to start a very good weekend. Tracks include:

"Este disco é como se um círculo se fechasse. O meu disco de Bossa Nova, "Dez Anos Depois," que fiz em Paris, já foi uma espécie de pazes comigo mesma. Agora continuo meu caminho de volta e de reencontro. "Meu primeiro amor" é o pai e a mãe da gente; depois, o primeiro amor de adolescente; até o novo primeiro amor, o dos meus filhos, e o amor deles pela mãe, que também é o primeiro. E assim o círculo se fecha. São estas as músicas que canto para Francisco e Isabel dormirem. Depois de ter esgotado meu repertório cantando tudo que sabia, fui buscar na minha memória esse novo velho. "Meu primeiro amor" é Patricio Teixeira, primeiro professor de violão; é João Gilberto, que ensinou a gente a cantar; é Tom Jobim, que mostrou o que devia ser feito e nos deu a esperança de um caminho; é Vinicius, que transpôs a poesia brasileira para a canção, numa época em que fazer samba era "coisa de marginal" é Paulo Borges, que ensinou que música brasileira não era só a que tocava no rádio e que tinha um ranço sempre estrangeiro; é Breno Ferreira, com suas serestas ao luar claro de Barra do Pirai; é Elton Borges, que cedo foi-se embora, como Newton Mendonça; é o. Menescal, que participou de quase tudo junto comigo e curtiu esse disco como se fosse seu próprio. Eu dedico "Meu primeiro amor' a toda essa gente e principalmente a meu pai e minha mãe." Nara Leão

Personnel

Antonio Adolfo
(piano)
Luiz Claudio Ramos
(guitar)
Paulinho Braga
(drums)
Sergio Barroso, Gabriel Jorge Bahia
(bass)
Hermes Contensini
(ganza)
Wilson das Neves
(tamborim)
Ze Menezes
(cavaquinho, viola caipira, bandolim)
Dino 7 Cordas
(violao 7 cordas)
Jorginho da Flauta
(flute)
Chiquinho do Acordeon
(accordion)
Barao
(pratos)
Dom Chacal
(percussion)
Dominguinhos
(triangulo)
Zenio de Alencar
(tuba)

Track List

01 - Atirei Um Pau no Gato (Tradicional)
02 - Marcha dos Gafanhotos (Roberto Martins / Eratóstenes Frazão)
03 - Canta Maria (Ary Barroso)
04 - Sabiá Laranjeira (Milton de Oliveira / Max Bulhões) Andorinha Preta (Breno Ferreira)
05 - Menino de Braçanã (Luis Vieira / Arnaldo Passos)
06 - Trevo de Quatro Folhas (I'm Looking Over a Four Leaf Clover) (Dixon / Woods / Vrs. Nilo Sergio)
07 - Fiz a Cama na Varanda (Dilú Mello / Ovídio Chaves) Prenda Minha (Tradicional)
08 - Colar de Estrelas (Breno Ferreira)
09 - Casinha Pequenina (Tradicional)
10 - Cabecinha no Ombro (Paulo Borges)
11 - Upa Upa (Meu Trolinho) (Ary Barroso)
12 - A Saudade Mata a Gente (Antônio Almeida / João de Barro)
13 - Meu Primeiro Amor (Lejania) (Gimenez / Vrs. José Fortuna / Vrs. Pinheirinho Jr.)