Monday, August 07, 2006

Lana Bittencourt - Lana em MusicalScope (1958)

Lana Bittencourt is a Brazilian singer that started her career in 1954 and is still active and performing. Lana is known as "A Internacional" - The International - since she could easily sing in several languages. This is her 1958 LP, Lana em MusicalScope. If anyone known what is a "Musicalscope", please tell me!

Musicalscope is probably a reference to the tracklist, which is composed by Brazilian songs and compositions in English and French, as follows:

01 - Alem (Edison Borges - Sidney Morais)
02 - With all my Heart (De Angelis - Marcucci)
03 - Ciúme (Renato de Oliveira - Fernando César)
04 - La vie en samba (Denis Brean - Blota Jr.)
05 - (Pinchi - Gieltz - Feliz)
06 - Alone - Why must I be alone (Craft)
07 - Se alguém telefonar (Alcyr Pires Vermelho - Jair Amorim)
08 - Summertime (Heyward - Gershwin)
09 - Gracas a Deus (Fernando Cesar)
10 - Himme a l'amour (E. Piaf - M. Monnot)
11 - Conselho (O. Guilherme - Denis Brean)
12 - Little Darlin' (M. Williams)

6 comments:

Anonymous said...

Zeca, acho que MusicalScope nada significa exceto uma "apropriação" da última tecnologia, então, do cinema, o CinemaScope. Cinema era um lance fundamental na vida das pessoas. Elas iam 3 vezes por semana ao cinema, e recomendavam filme assim: "Vá ver o filme de Victor Mature, é em Cinemascope!". Repare que atrás de Lana tem uma "tela".
Atenção para a versão de "Little Darlin'", superior ao hit dos Diamonds!

zecalouro said...

Refer,

Então foi o que eu imaginava mesmo. O CinemaScope era demais, lembrei agora do logo do CinemaScope e é exatamente o estilo do MusicalScope da Sylvia, cantos quadrados e maiores com o topo e fundo concavos. Veja http://tinyurl.com/zy29v

Mas enfim, diz para gente, gostou da Lana nesse disco?

zecalouro

Anonymous said...

Zeca,
Na verdade, eu já conhecia esse disco. Para meu gosto pessoal, acho Lana muito "over", demais dramática e exagerada. É o tipo de cantora capaz de cantar "O Pato" como se fora um samba-exaltação de David Násser. Mesmo assim, canta muito. Com repertório adequado não tem pra ninguém" Em '63 ela gravou "I Will Follow Him" e arrasou as versões gringas (Petula Clark, Little Peggy March, todas) da mesma música. Lana gostava de cantar músicas de Denis Brean (pronuncia-se como se escreve 'bre-am') um compositor de S.Paulo muito bom, porém marginalizado pelo 'grand monde' musical carioca.

Anonymous said...

O 78 rpm com o single "Little Darlin'" foi o disco mais vendido e executado nas rádios brasileiras em 1958.
Creio que além da referência óbvia em relação à fotografia em CinemaScope, o título do álbum também se refere a variedade de rítmos e línguas nas quais a cantora interpreta no disco. Procure o significado da palavra escopo no dicionário.
Parabéns pelo fantástico blog.

zecalouro said...

Charles Sobrinho,

Muito obrigado por nos prestigiar com o seu conhecimento aqui no Loronix.

Fique à vontade e participe também do Forum, nosso ponto de encontro.

Grande Abraço, zecalouro

Anonymous said...

O primeiro filme em CinemaScope - aquele da tela bem longa, maravilhoso, na época - cujo nome não me lembro, foi um farwest, que temina com a seguinte frase, dita pelo "mocinho":
-Se o mundo fosse feito de ouro, os homens lutariam por um pedaço de terra!