Sunday, December 14, 2008

Anúncio | Enciclopédia Permanente da Música Instrumental Brasileira

 






Amigos, depois de mais de um ano de intenso e prazeroso trabalho, com muita alegria anunciamos à comunidade do Loronix que o site da Enciclopédia Eletrônica e Permanente de Música Instrumental Brasileira já está disponível, aqui.

Recebemos mais de 400 questionários de músicos em atividade e a partir dos quais elaboramos cada verbete. Pesquisamos e escrevemos, também, cerca de 150 verbetes sobre músicos que já morreram, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e muitos outros, inclusive Márcio Montarroyos e J. T. Meirelles, falecidos recentemente.

A Enciclopédia apresenta, além dos verbetes, dissertações universitárias que nos foram gentilmente cedidas por seus autores, e ensaios escritos especialmente para o projeto sobre os mais diversos aspectos da música instrumental brasileira.

Elaboramos, ainda, um painel de época retratando como era o mundo e a vida das pessoas em cada década do século XX, com a finalidade de permitir que se entenda um pouco melhor o ambiente histórico, social, tecnológico e político em que cada um dos músicos nasceu e produziu a sua obra.

Sobre o Site:

Músico em Destaque
Cada vez que a página inicial é mostrada, a Enciclopédia seleciona um músico diferente entre todos os verbetes para os quais exista uma fotografia.

Clicando sobre a foto do músico, você será levado ao verbete correspondente.








Rádio Músicos do Brasil
A Rádio Músicos do Brasil executa apenas fonogramas cedidos pelos próprios artistas. Cada “programa” da Rádio tem 15 músicas, e a programação é modificada de hora em hora.



Caixa de Pesquisa
Para localizar um músico, basta que você digite o nome, ou uma parte do nome desejado, e aperte a tecla Enter ou clique sobre a seta.



Menu Principal
O menu principal fica sempre acessível e, através dele, você tem as seguintes opções:

Músicos: Aqui é possível percorrer alfabeticamente todos os verbetes disponíveis, conhecendo assim os nomes dos músicos incluidos na Enciclopédia; ao encontrar o músico que procura, basta que você clique sobre seu nome para ler o verbete completo.

Também aqui são informados os dez últimos verbetes incluídos ou alterados, em ordem decrescente; ou seja, no alto da lista estão os verbetes mais recentes.

A coluna “Em Elaboração” informa os verbetes que estão aguardando a resposta dos músicos aos questionários, para que futuramente estejam disponíveis na Enciclopédia.

Cada verbete pode ter até oito seções, conforme as atividades desenvolvidas pelo músico. Clicando-se na aba correspondente, a seção desejada é aberta para leitura.

Áudio e Foto é uma seção especial do verbete, na qual você poderá ver mais fotos do músico, e ouvir músicas na íntegra. O conteúdo dessa seção, no caso dos músicos vivos, foi cedido pelos próprios artistas. No caso de músicos falecidos, só serão incluídas músicas cedidas pelos titulares dos direitos, e as fotos foram obtidas na Internet.

Ensaios: Solicitamos a 40 músicos e pesquisadores que escrevessem ensaios especialmente para a Enciclopédia.

Esses 40 ensaios estão disponíveis aqui, podendo ser lidos, baixados ou impressos. Qualquer outra utilização depende da autorização expressa dos autores.

Dissertações e Teses: Você encontra aqui um conjunto de dissertações e teses acadêmicas, devidamente autorizada por seus titulares. São trabalhos produzidos como parte da obtenção de grau de mestre ou doutor, sempre tratando de temas ligados à música instrumental brasileira.

Eles podem ser lidos, baixados e impressos. Qualquer outra utilização depende da autorização expressa dos autores. Lembramos que são documentos extensos, que podem chegar a 400 páginas. Em alguns casos, contêm arquivos de imagem e som.

Painéis de Época: Os Painéis de Época foram redigidos especificamente para a Enciclopédia, e procuram retratar como era o mundo e como era a vida das pessoas em cada década do século XX.

A finalidade dos Painéis de Época é permitir que você entenda um pouco melhor o ambiente histórico, social, tecnológico e político em que cada um dos músicos nasceu e produziu a sua obra.

Sobre a Enciclopédia: Esta seção traz informações mais detalhadas sobre o projeto e a equipe que desenvolveu Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia.


Quem Somos?

Maria Luiza Kfouri (marialuiza@musicosdobrasil.com.br), pesquisadora da música brasileira, mantém desde 2005 o site “Discos do Brasil – Uma Discografia Brasileira” (www.discosdobrasil.com.br) - banco de dados com a catalogação de discos (5 mil e 770 títulos), instrumentistas (15 mil e 400), instrumentos (2 mil e 832), arranjadores (2 mil e 426), compositores (10 mil), músicas (42 mil e 800), e datas de gravações e de nascimento e morte dos intérpretes principais.

Concepção do Projeto: Koan Idéias & Projetos Empresariais e Culturais (fernando@musicosdobrasil.com.br)

Redatores: Maria Luiza Kfouri, Ana Luiza Amaral, Célia Cassis e João Abdalla (músicos vivos) e Fernando Barcellos Ximenes (músicos falecidos)

Revisão e redação final dos verbetes (músicos vivos): Maria Luiza Kfouri

Painéis de Época: Mariana Sayad

Direção de Tecnologia: Mauro "zecalouro" Caldas (mauro@musicosdobrasil.com.br) ou zecalouro@gmail.com.

Design: Webpack (wireframes) e Valmor Machado Neto (finalização e desenvolvimento)

Programação: Matheus Meira (arquitetura e programação) e Marcelo Medeiros (coordenação)

Gerente do Projeto: Marcio Gallacci Pereira



www.musicosdobrasil.com.br

Um grande abraço,

zeca